Tive a oportunidade de conversar com o peso-pesado que representará o Brasil no Dana White’s Contender Series: Temporada 6.
Paulo Renato Jr enfrenta o americano Jamal Pogues no episódio do programa desta próxima terça-feira, 9 de agosto, com transmissão ao vivo do canal Combate a partir das 21 horas. Segundo o site oficial do UFC, Paulo é o único brasileiro no card desta semana.
Atleta gaúcho, nascido em Taquara, faz parte da equipe Infinity Fight Team em Rio Grande – RS.
“Viver do que eu mais amo, essa é a chance da minha vida, eu fiz o meu melhor no Camp, e vou fazer o meu melhor na luta”.
O lutador me explica sobre o que rodeia os seus pensamentos na noite que precede o Contender. Em relação aos eventos que já participou e hoje fazer parte do card que pode trazer o tão sonhado contrato com o UFC Paulo diz:
“É outro padrão, aqui o pagamento é em Dólar, estamos em hotel 5 estrelas, passagens pagas para Las Vegas, uniforme, visibilidade, é algo surreal”.
Thiago Magalhães, Head coach do lutador conta sobre a preparação para enfrentar um
atleta de outra nacionalidade e com escola feita no wrestling:
“Em relação a lutar com atletas de fora do país, isso não faz muita diferença, já lutamos fora do país direto. Na real todo mundo sangra do mesmo jeito. A parte de wrestling realmente é um problema, até ali, porque nós estávamos treinando para enfrentar um cara canhoto, com 1,93m que tinha um punch de nocaute e acabou que por uma complicação com o visto, trocou por um wrestler, destro e de 1,90m. Mudou bastante o oponente e tivemos que refazer todo o jogo do Paulo, mas temos material humano muito bom lá (Infinity Fight Team), acabamos não recorrendo pra ninguém de fora. Foi um Camp muito bom, Paulo bateu hoje na pesagem 8kg a menos que o cara, ele é um pouco maior que o Paulo mas nada demais. Vai ser uma boa luta amanhã, a estratégia é se manter bem no primeiro round, onde a pressão é maior, e depois desse primeiro round aí, trabalhar o kickboxing do Paulo e nocautear”.
Las Vegas é a capital mundial do entretenimento, o que está sentindo de estar aí graças ao teu esporte Paulo?
“Trabalhei duro, abdiquei de muitas coisas para viver do meu sonho. Hoje, realização é a palavra que define, viver isso é a confirmação que o trabalho foi bem feito e agora é hora de colher os frutos. Vou dar o meu melhor, e mostrar por que eu sou um dos melhores pesos pesados do Brasil”.
Paulo Renato lutava na categoria meio-médio, perguntei ao seu treinador como foi o
processo de virar peso-pesado e o porquê dessa escolha.
“Foi que o Paulo pesava em off 98kg, 100kg por aí ,ele teve uma lesão e ficou muito tempo parado. E a demanda, a carência de atletas nos pesados e nos 93kg é muito maior, tenho certeza que de 77kg ele não estaria nem perto de entrar no UFC, porque são muitos atletas né, tanto 66kg, 70kg como 77kg tem muito atleta são categorias lotadas, e ai decidimos subir de categoria, ele fez umas dez lutas de boxe e kickboxing nos pesados, venceu todas com tranquilidade, lutou grappling e também venceu, lutamos três lutas de MMA também todas vitórias, então eu acho que fizemos o certo, vamos seguir firme nessa categoria aí, dando show. Nossa ideia é subir mais caras nossos também, que lutavam de 84kg, pra facilitar a chegada em bons eventos”.
O Peleia MMA irá reagir ao vivo no canal no Youtube a luta que será transmitida pelo canal Combate a partir das 21 horas.