A nova colunista do Peleia MMA é a quiropraxista Margarete Bernstein, que abordará o uso da quiropaxia aplicada a lutadores de MMA
Sobre a Quiropraxia
A Quiropraxia foi desenvolvida no século 19 por Daniel D. Palmer, nos EUA, através da manipulação da coluna. O nome vem dos termos “ Chiropractic” – vem do grego e significa “feito pela mãos” e ” Chiropractor” – que significa “que faz com as mãos”. Sendo que em 18 de Setembro de 1895 nasce a Quiropraxia na América do Norte.
Dessa forma, a Quiropraxia chegou no Brasil em 1922, através do estadunidense Dr. Willian F. Fipps, seguido após 1945, pelo Dr. Henry Wilson Young, também cidadão americano ambos estabelecidos
em São Paulo. Portanto, com o crescimento da Quiropraxia no Brasil e formação de novos profissionais, são criadas as entidades profissionais como a Associação Nacional de Quiropraxia (ANQ 1988) e,
posteriormente, a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ 1992).
Em 2000 ocorre a aula inaugural do primeiro curso de Graduação em Quiropraxia da América
Latina, na Universidade Feevale em Novo Hamburgo. No mesmo ano a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, iniciava as aulas na segunda Instituição a oferecer o curso de Graduação em Quiropraxia. Desde 2001 existe a tramitação na Câmara de Deputados do Projeto Lei 4199/2001, que prevê a regulamentação da Quiropraxia no Brasil.
Após o surgimento da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) e seus feitos, que lhe garante o reconhecimento internacional como representante da profissão dentro e fora do Brasil. E, seu credenciamento nos principais órgãos internacionais que preconizam a educação em Quiropraxia, que mantém relação com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para Palmer, o corpo humano tinha um fino feixe de nervos sensitivos, que passavam pelos ossos, músculos e ligamentos, que ao serem esticados, deslocados e pinçados por causa de desalinhamento ósseo, causando então a doença. Assim iniciou suas experimentações com procedimentos que passam a focar ossos e nervos. Ele chamava essa manipulação de arte e precisava de um nome para esta arte. Ao atender um paciente chamado Weed, com a arte do ajustamento vertebral, para melhorar a ciatalgia, pediu-lhe uma sugestão ao nome: “ Ele simplesmente traduziu a descrição do médico de “feito pelas mãos “, em grego, e deste modo originou a Quiropraxia”.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é a profissão da área da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), hoje no Brasil existem aproximadamente 1.500 profissionais graduados em Quiropraxia, sendo ofertado no Brasil o curso de Graduação, em quatro Universidades.
Bibliografia:
(SOUZA, 2004)
(CHAOMAN –SMITH, 2001)
(CASTRO, 1999)
PALMER, THE SCIENCI OF CHIROPRACTIC, 18.
Sobre Margarete Bernstein
Quiropraxista – ABQ 1039 – Pós Graduação em Cinésiologia Biomecânica e Treinamento Desportivo e Pós Graduação em Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas. Atendendo em Porto Alegre – RS, maiores informações e agendamentos pelo telefone 51 99934-2411 ou clique aqui.