O ano de 2023 teve um número reduzidos de eventos com lutas de MMA, pouco mais de 10, no Rio Grande do Sul, mas muitos lutadores gaúchos se destacaram no Brasil e nos Estados Unidos. Dessa forma, o ano ficou marcado por algumas conquistas importantes que listamos abaixo.
Listamos 5 conquistas importantes referentes aos lutadores do MMA gaúcho em 2023:
Jonas Boeno conquistando o cinturão do X-Fest MMA
Retornando ao MMA gaúcho depois de 5 anos sem competir no Rio Grande Sul, Jonas Boeno, que é o lutador mais experiente do estado com mais de 60 combates nas artes marciais mistas, conquistou o cinturão do X-Fest MMA. Dessa maneira, Jonas estreou como peso-meio-pesado(até 93kg), sendo que compete normalmente como meio-médio(até 77kg) ou médio(até 84kg), e derrotou Patrick Quadros para conquistar o cinturão da categoria no X-Fest MMA. Além do peso do retorno, do cinturão da organização mais tradicional do MMA gaúcho estar em jogo, o combate reuniu dois nomes importantes da modalidade. O que a consagrou como a maior luta de 2023 no MMA gaúcho, pelo contexto, carteis e nomes envolvidos.
Gaúchos lutando no Jungle Fight
Uma conquista de muitos, os gaúchos voltaram a lutar com frequência no Jungle Fight em 2023. Dessa forma, vários lutadores do MMA gaúcho competiram no maior evento da América Latina e alguns obtiveram importantes vitórias. Destaque para os triunfos de Lucas Coutinho, da Infinity Fight Team, Jose Santos, da Sombra Team, e Gabriel dos Anjos, da Chute Boxe Mutante.
Ronaldo Oliveira conquistando o cinturão do IronMan MMA
De Ronda Alta, no norte do Rio Grande do Sul, para o sucesso em Belém, no Pará, com uma parada treinar em Curitiba, Paraná. Essa foi a trajetória resumida de Ronaldo Oliveira, gaúcho que se tornou campeão peso-mosca do IronMan MMA em novembro de 2023 ao derrotar Adenylson Alves, em Belém-PA. Dessa forma, o atleta conquistou o cinturão de uma das maiores organizações do MMA brasileiro coroando uma carreira que começou no MMA gaúcho e, atualmente, está trilhando o MMA nacional.
Gaúchos lutando no Contender Series
Dois gaúchos treinando no Rio Grande do Sul participando do Dana White Contender Series em Las Vegas, programa que abre as portas para o UFC. Essa é uma conquista muito importante, mostrando que por diferentes caminhos é possível chegar longe no MMA partindo do Rio Grande do Sul. Dessa forma, Paulo Renato, da Infinity Fight Team, que teve sua segunda participação do programa e infelizmente não obteve a vitória, e Vinicius Oliveira, da Sombra Team, sobre o qual escreveremos abaixo, mostraram o MMA gaúcho para o UFC.
Vinicius “LokDog” Oliveira contratado pelo UFC
A grande conquista de 2023 no MMA gaúcho foi dele, Vinicius Oliveira, o LokDog ou, também, Prego como era conhecido. Após muitas vitórias, o lutador de 28 anos teve a sua chance de mostrar o seu talento e fez bonito no Dana White Contender Series ao vencer o combate por nocaute no primeiro round. Dessa maneira, o atleta da equipe Sombra Team de Porto Alegre, garantiu o contrato com o UFC treinando no Rio Grande do Sul. Além do mais, Vinicius se juntou as gaúchas Marina Rodriguez e Denise Gomes que já competem na maior organização de MMA do planeta.
Menções honrosas:
Menções honrosas, a todos os atletas do MMA gaúcho que lutaram fora do Brasil em 2023, aos que lutaram no Brasil e, principalmente, aqueles que competiram nos eventos gaúchos mantendo o esporte no Rio Grande do Sul. Além dos organizadores de eventos do MMA gaúcho, por acreditarem e seguirem com os combates de artes marciais mistas em solo gaúcho.
O Peleia MMA parabeniza a todos do MMA gaúcho e agradece quem esteve conosco neste ano, acessando o site, lendo as matérias e compartilhando os conteúdos. Muito obrigado!
Deixe seu comentário ressaltando qual conquista ou lutador do MMA gaúcho mais se destacou em 2023 na sua opinião.