Relembre uma das lutas mais emblemáticas de MMA no Rio Grande do Sul
No dia 24 de novembro de 2019, no Barra Shopping em Porto Alegre, o Taura MMA realizou sua oitava edição cujo o cinturão peso-galo estava em jogo. Portanto, no corner vermelho estava o uruguaio Juan González, o Gaúcho Samurai, que na época fazia parte da equipe Team Nogueira Viamão, e no corner azul estava o gaúcho de Rio Grande Douglas Felipe, o He-Man.
Saiba como foi a luta pela visão da antropóloga e co-fundadora do Peleia MMA, Diéssica Gaige:
Em novembro de 2019, na 8ª edição do Taura MMA, aconteceu a luta entre Juan Gonzalez e Douglas He Man. O combate valia o cinturão da categoria peso galo do Taura. Lembro muito bem do dia e da emoção que tomou conta das pessoas presentes em Porto Alegre. Nitidamente Gaúcho Samurai era o favorito entre os que acompanharam o evento, tendo inclusive torcida uruguaia no local. Foram 5 rounds repleto de reviravoltas em um conflito considerado um duelo de estilos.
O primeiro assalto teve momentos bem interessantes para Juan, que surpreendeu a quem via o stricker tentando aplicar uma finalização em He Man. Mas nos últimos 30 segundos, Douglas vira o jogo tentando executar uma guilhotina sobre Gaúcho Samurai, levando o público à loucura. Logo no início do segundo round, He man já aplica um single leg sobre Juan e vai se mantendo superior até o momento em que um pouco menos dos 3 minutos, Gonzalez acaba aplicando uma joelhada ilegal, que resulta no desconto de um ponto de Juan. Aos 2 minutos, Samurai consegue aplicar uma bomba na cara de He Man e executar uma boa sequência de cruzados. No terceiro round, já começa com um double leg de Felipe e fica em cima de Juan a maior parte do assalto, dominando o embate.
No quarto round, o He man já leva logo a luta para baixo e no quinto, He man vai arriscando uns chutes bem certeiros em Juan, mas logo leva para baixo e vai pegando o braço do uruguaio, que não desiste e consegue sair da posição. No finzinho ainda do round, Juan tenta uma finalização mas faltou tempo. He man saiu vitorioso por decisão majoritária e foi nítida sua dominação ao longo dos rounds.
A luta principal do Taura MMA 8 acabou após 5 rounds de 5 minutos com Felipe He-Man se sagrando campeão peso-galo da organização ao derrotar Juan González por decisão majoritária. Pois dois jurados deram vitória de He-Man e um jurado considerou a luta empatada.
Tanto Felipe He-man como Juan Gaucho Samurai falaram ao Peleia MMA sobre essa luta histórica, confira:
Foi uma luta que deixei tudo! Disfrutei e me fez evoluir muito. O último antes do começo da pandemia e minha última luta de MMA no Brasil, agora de novo no Uruguay me preparando para lutar mais uma vez relembrar todas as dificuldades de morar fora da minha terra e igual assim conseguir fazer além de uma carreira boa amigos e lembranças para a vida toda me motiva ainda mais para continuar a caminhada, afirma Juan González.
Comecei a me preparar para essa luta bem antes, quando fui para Sérvia no dia 7 de setembro e venci, logo já estava marcado essa luta de Porto Alegre, emendei um camp no outro que acabou sendo bom para chegar bem na luta. A luta foi muito emocionante, já começou acelerada, bem forte, ele golpeando muito e acabou então me acertando o queixo fazendo um knockdown, logo em seguida já me recuperei, inverti e acabei derrubando e ficando por cima, logo nesse momento que foi bem movimentado, ele tentou me finalizar, mas defendi, depois fomos para o segundo round, onde ele também continuava muito bem na luta em pé, com muito ímpeto e nesse momento que ele vacilou e acabou me acertando um golpe inválido quando eu estava de 3 apoios, ele aplicou uma joelhada na cabeça, isso também deve ter abalado um pouco e ele que acabou perdendo um ponto, no fim do segundo round e eu sem enxergar ele direito não via onde ele estava, se estava próximo ou afastado, nesse momento eu jogava os golpes para o juiz não interromper a luta por nocaute, pois o árbitro falava comigo, se eu não respondesse ele pararia luta.
Já no terceiro round conseguimos encontrar o caminho para vitória, meus professores Guido Cajaty e Thiago Magalhães estão de parabéns por me manter calmo e minha vitória no terceiro round foi muito clara e lembro que no quarto round repeti a atuação do terceiro, vencendo claramente e empatando a luta. No quinto e último round, como nós não queríamos deixar nas mãos dos juízes laterais, esse foi o melhor round da luta lembro que acertei dois chutes na cabeça dele, ele me deu uma bela queda, eu quase o finalizei em uma americana e o round acabou com ele tentando me finalizar.
No final o resultado era o que menos importava, já que sabia ter feito o meu melhor e agradeço a todos que me ajudaram, também agradeço ao Juan Gonzalez por ter me proporcionado essa grande luta, a melhor da minha carreira, afirma Douglas Felipe.
Assista a luta do Taura MMA 8 que foi publicada por um fã, lembrando que o combate é único do evento que não está disponível no canal do youtube oficial da organização.
Douglas Felipe He-Man e Juan González após a batalha no Taura MMA 8. (Foto: Tiago Lima/Taura MMA)
Últimas matérias:
- Spaten participa de noite épica de boxe nos Estados Unidos e reforça sua atuação no território das lutas
- JVT Championship anuncia o card para a décima oitava edição
- BJJ Clubes: Semifinais prometem grandes combates no Rio de Janeiro
- Shooto Brasil 126 promove disputa de cinturão dos penas
- Maria Vaz Assina com LFA e Estreia no Dia 22 de Novembro
- LFA 197: Duelo Brasil x Rússia define campeã interina da divisão dos palhas