Saiba quem são os atletas gaúchos que já lutaram ou estão lutando na maior organização de MMA do planeta
Fabricio Werdum
O lutador gaúcho que mais obteve sucesso no UFC foi Fabricio Werdum, pois se tornou campeão peso-pesado ao derrotar Cain Velasquez no UFC 188 e teve uma grande trajetória no evento até sair em 2020 na sua segunda passagem pela organização. Natural de Porto Alegre, Vai Cavalo como também é conhecido vem se dedicando a projetos no Youtube além de ser comentarista no canal Combate, sendo que sua última luta foi em 2021 na PFL.
Maiquel Falcão
Falecido em janeiro de 2022, Maiquel Falcão teve uma curta passagem pelo UFC em 2010 acumulando uma vitória. Infelizmente, o lutador gaúcho teve a carreira marcada por polêmicas fora dos cages, sendo que dentro do ringue era um nocauteador nato. Com passagens pelo Bellator e eventos de diversos países como: Rússia, Polônia, Argentina entre outros. Além do mais, Falcão que era natural do sul do estado chegou a competir no MMA gaúcho lutando no JVT Championship e no Taura MMA.
Diego Nunes
Natural de Caxias do Sul, Diego Nunes lutou no UFC entre os anos de 2011 a 2013. O atleta não luta desde 2019, mas planeja voltar a competir, sendo que depois que saiu do UFC passou pelo Bellator e outros eventos ao redor do mundo.
Luiz Eduardo Garagorri
De Santana do Livramento, Luiz Eduardo Garagorri é um gaúcho-uruguaio que esteve no UFC entre 2019 e 2020. Apesar de representar o Uruguai no UFC, Garagorri tem suas raízes no MMA gaúcho sendo que já competiu em eventos como X-Fest MMA e outros na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Dessa forma, aos 33 anos sua última luta, foi em 2022, uma vitória no Brazilian Fight Series.
Atualmente, o Rio Grande do Sul tem duas representantes no UFC:
Marina Rodriguez
Natural de Bagé, mas com a carreira no MMA toda desenvolvida em Florianópolis, Marina Rodriguez é uma das principais destaque do peso-palha da organização. Aos 35 anos, Marina entrou no UFC em 2018 via Dana White Contender Series após uma trajetória invicta no MMA nacional.
Denise Gomes
Outra gaúcha que entrou no UFC via o programa Dana White Contender Series, foi Denise Gomes em 2022. Dee, como é mais conhecida, não chegou a competir no MMA gaúcho, mas realizou lutas de trocação no estado, sendo que a peso-palha de 23 anos está com luta marcada contra a compatriota Bruna Brasil no UFC em abril de 2023.